Troféu Abarth

Pelo segundo ano consecutivo em Portugal, este troféu monomarca faz parte do programa nacional de velocidade, e não faltou à chamada em Vila Real. Com ele vieram várias surpresas, com a presença de dois carismáticos pilotos locais. Manuel Pedro Fernandes, filho do emblemático piloto Manuel Fernandes, marcava presença neste troféu, e a novidade de última hora foi mesmo Rui Santos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real foi o convidado de surpresa, e que fez a delicia do publico. Claro que neste segundo caso o plano desportivo era o menos importante, o importante sim foi marcar de forma simbólica o regresso das corridas á capital transmontana, que muito deve ao autarca.

No que toca à competição, a luta adivinhava-se intensa pela vitória entre M.P. Fernandes, Nuno Cardoso,( atual campeão nacional), António Costa e José Pires. A verdade é que o piloto da casa pôs em prática todo o conhecimento sobre o traçado de Vila Real e venceu de forma clara esta primeira corrida, não dando a mínima hipótese ao resto da concorrência, tal o domínio evidenciado pelo piloto da casa. A luta prendeu-se depois pela segunda posição onde Nuno Cardoso levou a melhor sobre António Costa, completando assim desta maneira o pódio.

 

trofeu abarth no circuito de vila real

 

Infelizmente a grelha este fim-de-semana foi encurtada, pois vários pilotos tiveram acidentes nos treinos que danificaram em demasia as suas viaturas, que os impossibilitou de participar em ambas as corridas.

A segunda corrida trazia de novo um bom duelo. Dizemos duelo porque M. P. Fernandes ficou logo na primeira volta, após um travagem mais forte, vários pilotos envolveram-se em lutas bem acesas que ditou o abandono do piloto da casa logo na primeira volta. No retomar da corrida, era Nuno Cardoso que estava na frente, muito pressionado por Francisco Carvalho, que acabaria por ultrapassar o campeão em titulo, que foi remetido em ambas as corridas para a segunda posição da classificação. Francisco Carvalho venceu assim de forma convincente neste seu regresso a Vila Real, Nuno Cardoso foi de novo 2º e João Pires completou o pódio.

 

abarth no circuito de vila real

 

Pena mesmo foi os poucos carros que terminaram, apenas 8, num troféu muito bom de se acompanhar e que proporcionam belos momentos de condução, e lutas intensas típicas de troféus monomarcas. Esperemos que seja uma aposta com futuro, pois este tipo de provas faz muita falta ao automobilismo nacional.

Recommended Posts

Leave a Comment