A cidade de Vila Real

Protegida pela imponente Serra do Marão, a cidade de Vila Real é a capital da província de Trás-os-Montes. Região esta que foi apelidada por Miguel Torga de “Reino Maravilhoso”.

Mas para quem chegou ao nosso website e para além de querer saber sobre as corridas e o circuito de Vila Real, vamos levantar um bocadinho do véu, e mostrar-lhe um pouco mais do que pode encontrar nesta cidade transmontana.

Aqui poderá visitar o Palácio de Mateus, que está retratado nos rótulos do famoso vinho Mateus rosé. Construído no século XVIII, o edifício apresenta uma impressionante fachada barroca e pináculos ornamentados no telhado. Os jardins bem cuidados integram estátuas elegantes e um maravilhoso lago diante do palácio.

palacio de mateus

Destacamos também o Santuário de Panóias. Este antigo santuário próximo de Vila Real foi usado como lugar de devoção e sacrifício de animais. Remontando ao século III, este local único é composto por três enormes penedos de granito com cavidades escavadas. Os escritos em latim e grego descrevem os rituais realizados no local, em primeiro lugar usado pelas tribos devotas do deus Serapis e mais tarde pelos Romanos, Celtas e Visigodos que realizavam sacrifícios em nome dos seus deuses.

 

Na gastronomia podemos-nos deliciar com algumas especialidades como as sopas, a vitela e o cabrito assados com arroz de forno, as tripas aos molhos, os covilhetes, a carne maronesa, o joelho da porca, a bola de carne e diversos enchidos. E para os mais gulosos temos uma pastelaria tradicional de excelência de onde destacamos os covilhetes, as cristas de galo, os pitos de santa luzia, a gancha, e os cavacórios.

 

Pastelaria de vila real

 

 

Recommended Posts

Leave a Comment