O que aprendemos de Marraquexe

Findada a 2ª ronda do WTCC interessa avaliar a prova e tirar algumas conclusões sobre o que se passou por lá.

 

A Citroen é dona e senhora da competição

wtcc em marrocosNão há volta a dar. A Citroen tem uma força tremenda no WTCC. A sua entrada foi uma lufada de ar fresco com mais uma marca oficial a competir, mas o domínio é tal que a emoção da competição fica posta em causa. O carro é fantástico. Os pilotos são do melhor que há. Não há milagres para as outras equipas. Era preciso um investimento forte por parte da Honda ou da Lada para fazer frente aos franceses. E isso não parece que vá acontecer. Lopez continua a ser o “patrão” da equipa. Mais uma pole e mais uma vitória num fim de semana ao seu nível… brilhante.

Loeb que se pensou viria a assumir outro protagonismo no seu 2º ano ainda parece estar à procura das suas bases. É provável que começe a mostrar a sua qualidade mais para a frente. Muller está melhor mas ainda assim não chega a Lopez.

 

A Honda demora a melhorar

tiago monteiro em marrocos no wtcc 2015Mais uma vez os Honda ficaram a ver jogar. As melhorias testadas antes de Marrocos não trouxeram andamento suficiente para enfrentar os Citroen. Monteiro teve um fim de semana frustrante e Tarquini também não esteve melhor. São esperada melhorias no motor, com mais potência já na próxima corrida mas é claro que a desvantagem é grande e que a Honda para se impor teria de investir mais. E com a entrada dos nipónicos para a F1 e com o avultado investimento feito, mais ainda com a situação difícil onde se encontram é provável que o WTCC seja ainda mais esquecido, para mal dos pilotos que mereciam um carro mais competitivo. Em circuitos poucos sinuosos e onde a potencia seja um trunfo, a Honda não tem hipóteses. Apenas em traçados como o de Vila Real poderão ter uma palavra a dizer.

 

Lada Mais uma vez azarada

Não está a ser fácil este inicio de época para os russos. O optimismo era grande, Rob Huff continuou com eles e o carro era novo. Mas as duas primeiras rondas apenas trouxeram problemas e azares. Mais um acidente que implicará por certo a reconstrução do carro de Huff. Qual o verdadeiro potencial do carro? É ainda desconhecido.

 

Chevrolet com melhorias

As melhorias nos motores “Chevy” evidenciaram algumas melhorias mais ainda longe do que é necessário para ameaçar os homens da frente. Já longe vão os tempos em que ter um Chevrolet era sinonimo de sucesso no WTCC. Hugo Valente voltou a ficar mal na fotografia e Tom Coronel comprovou que Marrocos não é o seu destino de eleição. Mais um acidente na pista de Marraquexe ele que no ano passado se envolveu num violento despiste com Bennani. Coronel já chamou carinhosamente de “Marracrash”.

 

A desistência de Borkovic

Dusan_Borkovic desiste do wtccFoi a noticia que marcou o dia de ontem. Dusan Borkovic desistiu do campeonato de WTCC. O seu ano de estreia foi positivo e este ano o optimismo era grande com a mudança para a Proteam. Mas segundo o piloto o Civic ainda não recebeu as melhorias necessárias e os problemas de motores e de suspensão não deixaram o piloto seguro de si. Mais ainda quando a sua posição de condução não é de todo a ideal o que dificulta o seu trabalho. Tudo isto a juntar à morte do seu pai, que o afectou muito. O piloto admitiu que tentar correr em Marrocos não terá sido a melhor decisão, mas desisitir assim de um campeonato do mundo pode mostrar que algo mais está mal. A Proteam ficou mal vista, embora já tenha desmentido as declarações do piloto. Esperamos pelo comunicado oficial para saber as verdadeiras razões para a desistência.

Recommended Posts

Leave a Comment