Resumo da ronda em França – Paul Ricard

O fim de semana em Paul Ricard, aconteceu apenas uma semana depois da ronda na Eslováquia.

No campeonato “Pechito” lidera, mas agora mais pressionado por Muller que não quer de forma nenhuma dar o campeonato por ganho ao Argentino.

Na qualificação destaque para o azar de Huff, que numa saída bateu num muro de pneus e partiu a suspensão. Este não era definitivamente o fim de semana de Huff pois em corrida sofreu do mesmo mal, não terminando a 1º corrida e não conseguindo alinhar para a 2º corrida.

loeb vence em paul ricard wtccNa 1ª corrida a vitória iria disputar-se entre os homens da Citroen, com Loeb a sair da pole (a sua primeira), o francês não chegou a ser verdadeiramente incomodado, já que atrás de si vinha Muller e Lopez a tentar mostrar argumentos um ao outro. Apesar das tentativas de Lopez para passar Muller, a experiência do francês fez com que conquistasse o 2ºlugar, relegando Lopez para 3º.

Muller ganhava assim mais alguns pontos que faziam com que aproxima-se de Lopez no topo da tabela classificativa.

No final da corrida temos 4 Citroen nos 4 primeiros lugares, com Clilton a ser o melhor não Citroen, e a ser também o único piloto não Citroen que dispotou a Q3. Tiago Monteiro acabou em 7º lugar , e tinha grandes expetativas para a 2º corrida.

Na 2ª corrida Bennani saía da pole, mas a ansiedade do piloto levou-o a fazer uma falsa partida, pelo que foi obrigado a cumprir um Drive Through.

Na frente da corrida ficava Michelisz, seguido de Tiago Monteiro que logo após a partida conseguiu passar o piloto da Lada Van Lagen.

A corrida prometia ser emotiva, e aguerrida mas não queríamos ver o aconteceu de seguida.

Lopez que vinha na 3ª posição pressionava Monteiro, mas o argentino mostrou acusar a pressão de estar a ser pressionado no campeonato por Muller que desde a ronda da Rússia vinha a ganhar pontos. O campeão em título decidiu atacar Monteiro por fora numa das curvas, e sem hesitar empurrou o português para fora da pista.

Embora nos possam acusar de tentar proteger o piloto português, a verdade é que o piloto argentino nada fez para evitar o toque, que naquela parte do carro e com aquela velocidade, fizeram com que Tiago Monteiro fosse obrigado a desistir.

acidente entre Lopez e MonteiroEste comportamento de Lopez não nos parece aceitável, uma vez que o piloto podia ter alargado a trajectória. Este incidente foi investigado pelos comissários, mas decidiram não aplicar nenhuma penalização a Lopez.

Depois deste incidente Lopez perdeu um lugar para Ma, que viria a recuperar mais a frente, e depois passaria ainda Michelisz, que teve de se contentar com o 2º lugar.

A nós resta-nos repudiar a atitude de Lopez face a Monteiro, e esperar melhor sorte para a ronda em Portugal que se realiza entre os dia 10 a 12 de Julho em Vila Real, num circuito citadino, que é novidade não só no campeonato como para todos os pilotos.

Recommended Posts

Leave a Comment