Resumo da Jornada do WTCC em Vila Real

Depois de uma longa espera Vila Real e o seu circuito receberam uma prova de dimensão mundial.

Todos os olhos estavam postos em Tiago Monteiro, que pilotava em casa, muito embora nunca tivesse conduzido no Circuito de Vila Real. Logo na sexta feira durante os treinos livres percebemos o desagrado dos pilotos relativamente as chicanes criadas, muito lentas, e severas para os carros. Fora isso, os pilotos diziam adorar o layout da pista com subidas e descidas, muitas curvas e ainda assim muito rápido.

Nas qualificações, percebemos que os Citroen eram muito rápidos, mas a surpresa veio na Q2, quando um suposto desentendimento entre Tiago Monteiro e o seu diretor de equipa ditou que ele ficasse qualificado em 6º lugar para a 1ª corrida e em 5º para a 2ª corrida.

A pole para a primeira corrida foi conseguida por Pechito, que fez um 3º setor verdadeiramente implacável, de 2º lugar saía Loeb e em 3º Michelisz.

A primeira corrida foi realizada de manhã e com a temperatura já bem elevada. Em termos de disputas pelos lugares, a corrida foi fraca, sendo que o mais interessante durante a corrida foi a luta pelo penúltimo lugar entre Filippi e Demoustier.

A bandeira axadrezada foi mostrada com Lopez a ficar em 1º lugar, 2º lugar para Loeb e 3º lugar para Michlisz. Tiago Monteiro terminou em 5º lugar atrás do colega de equipa Tarquini.

Lopez vence em vila real

Para a 2ª corrida os olhos estavam postos em Monteiro que partia de 5º lugar, e tinham a sua frente dois Ladas, que como já é sabido tem alguns problemas no arranque. Foi precisamente por isso e por haver poucos sítios de ultrapassem circuito que o piloto português arriscou tudo no arranque. De facto Tiago Monteiro arrancou bem mais rápido que os dois pilotos da Lada, mas os dois não permitiram que o português passasse, sendo espalmado entre os dois, o que acabou por partir a direção do Civic, e acabar logo ali a corrida.

acidente de monteiro em vila real

Nas bancadas ouviram-se gritos de desespero, já que toda a gente torcia pelo piloto, para que este chegasse a um lugar no pódio.

crash monteiro vila realA frustação do piloto era evidente na chegada ao paddock, mas já não havia nada a fazer. Mais uma vez em virtude de um toque as hipóteses de chegar ao pódio são anuladas.

 

Depois do safety car de Bruno Correia sair, seguia na frente o piloto da Citroen Ma, seguido do francês também da Citroen Muller.

O holandês Nick Catsburg seguia na 3ª posição, seguido de perto por Gabriele Tarquini, Norbert Michelisz , Sebastien Loeb e Jose Maria Lopez. Na 10ª volta, uma entrada mais larga de Catsburg deu espaço a Tarquini para tentar a ultrapassagem, seguiram-no Michelisz e Loeb, mas um toque em Loeb acabaria por colocar a lenda dos ralis fora da prova em Vila Real.

À 12ª volta Nick Catsburg (Lada) embateu violentamente nos rails na descida de Mateus. Os destroços que ficaram espalhados pela pista levaram a direcção de prova a decidir mostrar a bandeira vermelha.

No final a vitória sorriu a Ma, seguido de Muller e Michelisz.

Ma vence em vila real

Recent Posts

Leave a Comment